top of page

O Som Que Se Vê.

Tirar o som do grito, não cala quem está gritando

Cesar Cinato Fotografia

O Som Que Se Vê, é o registro fotográfico das expressões e fisionomias das pessoas gritando.

 

Nosso dia a dia é cercado por diversas comunicações não verbais, das quais o sorriso, um suspiro ou uma simples revirada de olho fazem parte. Gritar também faz parte da nossa comunicação não verbal. No grito, estão envolvidos gesto, som e expressão corporal unidos em uma só ação, olhando para um só resultado: passar uma mensagem.

 

Grito de socorro, de desgraça, grito de medo, de perigo, grito de prazer, de raiva, de liberdade, grito de guerra, grito alerta, grito de dor, grito de alegria. Não importa! Gritar é, em todos os seus desdobramentos, trazer nossa verdade para fora, é a oportunidade de reagir de forma positiva ou negativa a uma situação.

 

Se por um lado, alguém quer dizer alguma coisa, por outro, gritar é uma maneira bastante eficaz de mostrar que a situação pede atenção.

 

Mas quando tiramos o som do grito, calamos quem está gritando ?

 

A imagem fotográfica fornece pistas e informações acerca do tema registrado, representa algo à alguém . Assim, mesmo sem som, a mensagem do grito é transmitida, pois nada nos impede de ultrapassarmos sua barreira iconográfica.

 

Por isso, a fotografia, mesmo sem som, é uma narrativa e não cala, não esconde aquilo que ela mostra.

Back to Top
bottom of page